A mulher louca é alvoroçada; é néscia e não sabe coisa alguma." (Pv 9:13).
Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda. Pv 21:19
“A mulher sábia edifica o seu lar, mas a insensata, com as próprias mãos o derruba” (Pv 14:1)
"Palavras agradáveis são como favos de mel, doces para a alma e medicina para o corpo" (Pv 16:24)
Podemos concordar com o autor do livro de Provérbios que a "edificação do lar" a que se refere não é certamente a construção material de uma casa.
O que Salomão está nos ensinando, aqui, é que está na mão da mulher, a edificação de seu próprio lar, no sentido do relacionamento familiar.
A forma mais antiga de edificar relacionamentos é através de palavras. A Bíblia é muito rica, quando nos ensina sobre os cuidados com nossas palavras. Deus nos diz que a vida e a morte estão no poder da língua (Pv. 18-21).
Então como pode a mulher edificar seu lar? Através de palavras agradáveis, de incentivo, de encorajamento, de exortação, enfim... Através de palavras que transmitam graça aos que ouvem (Ef. 4-29).
Contudo, em nosso dia a dia, tal coisa pode não ser verdadeira, pois as tarefas domésticas, o trabalho fora do lar, a educação dos filhos e as demais atividades, exercem uma pressão emocional sobre a mulher, a ponto de conseguir deixá-la "irritada", e, assim, as suas palavras acabam sendo palavras de morte, ou seja, palavras que ferem, desanimam, provocam a ira, acabando por "derrubar seu lar".
Precisamos, como esposas, entender este papel que temos dentro do nosso lar, de edificá-lo, e , tomar cuidado para que o corre-corre do dia, a rotina da nossa casa, ou mesmo influências externas, não venham interferir de tal forma, na nossa vida e nos nossos sentimentos a ponto de tornar nossas palavras de vida em palavras de morte. Se Deus nos deu um lar, um marido, filhos, é porque Ele também nos deu capacidade para edificar nosso lar com palavras de vida. E se não estamos fluindo vida dentro de nossa casa, a responsabilidade é nossa! Não adianta nos justificarmos diante de nossas dificuldades. Sei que muitas vezes podemos estar tristes, mas ainda assim, continuamos a Ter dentro de nós o poder de abençoar nossa família.
Será que não temos sido muito mais semelhantes à mulher "rixosa" (Pv.21-19) do que à mulher "virtuosa" (Pv. 31-10), e , ainda assim, ficamos perplexas que nossos maridos não querem chegar cedo em casa e nossos Filhos preferem sair de casa?
Vamos falar novas palavras para nossa família. Palavras de bênção que podem curar, restaurar e edificar nosso lar.
Em algumas situações pode até ser difícil, mas o Senhor é a nossa força e sei que Ele pode nos ajudar e romper as barreiras e abençoar nosso lar. É só começar!
É impressionante como o efeito que o lar – um verdadeiro lar, não simplesmente um lugar onde comer e dormir – tem sobre a alma, a conexão entre o lar e a felicidade são fatos ignorados pela maioria das pessoas.
"Lar é refúgio, onde a gente se recupera das agressões e das feridas do “mundo lá fora”. O lar é um paraíso particular, onde se está a salvo, onde a familiaridade das coisas que nos rodeiam nos reconforta, onde se encontra descanso não para o corpo mas também para a alma.
A biblía nos ensina que quando estamos precisando de sabedoria, devemos pedir à Deus. Mas como saber se sou sábia, quais as qualidades?
No livro de Tiago 3:17 fala das qualidades da sabedoria. "Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, *pura, depois, *pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e sem hipocresia."
Que Deus nos abençoe!
Simone
Nenhum comentário:
Postar um comentário