|
Como anda seu lar? É um lugar arrumado? Há limpeza? É um Oasis para os que retornam para ele? Ou pelo contrário, é um deserto, cheio de pó, dá secura na garganta e rinite na turma? Esta falha é imperdoável! Ela, a bagunça, afugenta os moradores de um lugar. Não que a criatura seja preguiçosa, mas a falta de organização é o seu fraco. Quando começa a cozinhar, e depois quando acaba, parece que o furacão, passou pela cozinha. Tudo sujo! Desde o faqueiro como todas as panelas.
O avental, as toalhas de prato e de mão estão imprestáveis. No avental tem de tudo. Desde casca de ovo, de tomates e de todos os temperos usados na refeição. É uma especialista em sujeira. Nem o Cascão da turma da Mônica seria capaz de tamanha façanha. Na hora de bater o bife, descarrega toda a sua agressividade no pedaço de carne. Mas o filé fica bem macio. Quando começa uma arrumação, nunca chega ao fim. A flanela fica no quarto, a vassoura na sala e se encontra no banheiro, boiando no vaso, uma esponja. Parece um exagero, mas é a pura verdade. E, para completar a gritaria rolou solta. Ficou brava com tudo e com todos. No final, está exausta e a casa já precisa de outra arrumação. Pois, deixou o que não deu conta, o restante da bagunça, para o outro dia. Infelizmente existe um punhado de pessoas assim. Não sei se é falta de controle motor ou confusão mental. São capazes de atos incríveis, têm grande capacidade mas não conseguem organizar uma gaveta ou um armário. Largam os sapatos em qualquer lugar. E se você descuida, vai tropeçar e bater a sua cabeça na parede da sala. Ora, as roupas para lavar se misturam na máquina, e uma roupa branca pode sair de lá cor-de-rosa. Uma peça vermelha foi junto e fez um estrago. Sem falar nas peças que vêm cheias de bolinhas por terem sido colocadas juntas com toalhas felpudas. Lá vai seu marido com um par de meias diferente. Toda enfeitada com pompons. |
Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33)
Um dos propósitos que Deus nos deu como mulher é a administração da nossa casa. (Hebreus 12:12)
É estar atenta ao andamento da casa, e não comer o pão da preguiça. (Pv. 31:27). Fazer tudo como ao Senhor: sem preguiça, sem murmuração.
Nosso papel como esposa e serva de Deus é edificar a casa, é transformá-la em um ninho aconchegante, um lugar gostoso de se estar, onde todos se sentem bem e felizes.
E é ela, a esposa ajudadora que proporciona isso, cuidando da educação dos filhos, da disciplina e do crescimento, espiritual, físico e mental deles, ela também deve ser aquilo que o marido espera que ela seja, fazer aquilo que o marido espera que ela faça e ainda por amar à Deus consegue ir além do esperado, surpreendendo a todos pela sua dedicação e amor, porque a força dela vem de Deus!
Em Hebreus 12:1, diz: "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta."
Olhar para o bom andamento da casa e dos filhos é nosso primeiro chamado, ministério que nos foi proposto como esposas e mãe, por isso, devemos deixar de lado todo o embaraço que são as amarras que nos incomodam e que nos impedem de executar com eficiência as tarefas da nossa rotina diária. Ex: É como se tivéssemos que fazer tudo que precisamos fazer durante o dia carregando uma mochila nas costas, usando um sapato desconfortável, com uma criança chorando no colo. Como poderíamos fazer as coisas direito nessa situação?
Precisamos saber que embaraço é diferente de pecado, embaraço pode ser aquela mania de murmurar, aquela preguiça que impede de alcançar os alvos do dia, ou ser ingrata e insatisfeita com tudo, também é um embaraço, enfim, tudo aquilo que nos impede de fazer as coisas com alegria, fazendo das nossas tarefas fardo pesado e difícil de carregar, enquanto deveria ser leve e prazeroso.
Mas como alcançar isso?
1) Colocando Deus em primeiro Lugar.
A partir do momento que colocamos Deus em primeiro lugar, todas as tarefas levam menos tempo, porque Deus abençoa. (Ec. 10:10). Entenda que você só vai conseguir organizar o seu lar se você buscar Deus em primeiro lugar!
2) Montando uma agenda, estabelecendo uma rotina diária.
Disciplina x Rotina é ter: 60% Benção, 40% Suor (Pv 14:4).
Antigamente as mulheres buscavam água, faziam o pão e buscavam o óleo para as candeias.
Para nós hoje, isso significa que precisamos buscar a Palavra (água), Pão (Jesus) e Óleo (Espírito Santo) na nossa rotina diária.
3) Administrando bem o tempo.
Quem faz o nosso dia e horário somos nós, correr atrás do tempo, estar sempre atrasado é perda de tempo! Aliás, é perda de qualidade de vida!
E a procrastinação, o não saber delegar as tarefas para os filhos ou subordinados, ficar desnecessariamente no telefone, Internet, lendo livros ou assistindo televisão, enfim, não priorizar as coisas mais importantes do dia-dia são coisas que roubam o nosso tempo, são os ladrões do tempo.
Por isso, o uso racional das 24 horas do dia é fundamental para que o trabalho torne-se mais fácil e produtivo, assim como para melhor aproveitarmos os momentos em nossa casa. Com menos tempo “perdido” no trabalho ou nas tarefas “chatas” do dia-a-dia, com certeza sobrará mais tempo para o lazer, a leitura e seus outros prazeres...(Fil. 3:12).
Amigas, é verdade! É um trabalho sem graça. Mas se pensarmos no valor que tem um lar. No mínimo, tudo tem que ser feito com mais capricho. Não foi por ele que você batalhou para sair da casa de seus pais? Então, facilite e faça tudo com calma e atenção. Coloque o coração na vassoura, no aspirador de pó, nos panos de prato e nas flanelas. Tudo ganhará valor e você será valorizada também.
" Levantai, mulheres, que estais sossegadas e ouvi a minha voz; e vós filhas que estais tão seguras, inclinai os ouvidos e às minhas palavras" Livro de Isaias 32:9
Nenhum comentário:
Postar um comentário